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Seleção de Professores: Reflexões e boas práticas para aprimoramento de concursos públicos

Atualizado: 22 de ago.

Seleção de Professores: Reflexões e boas práticas para aprimoramento de concursos públicos

Partindo da premissa de que os professores são o fator intraescolar que mais impacta a aprendizagem dos estudantes, é fundamental que as redes públicas de ensino invistam e valorizem a seleção de seus profissionais, que é um momento estratégico para identificar os profissionais que demonstram os saberes e as competências necessárias para a prática docente.

A realização de concursos públicos que incluam além de provas de conhecimento, como provas objetivas e dissertativas, a avaliação da prática do professor por meio de uma aula demonstrativa, permite evidenciar a capacidade dos professores de mobilizar uma base sólida de conhecimentos e colocá-los em prática para promover a aprendizagem dos estudantes.


Por isso, entre outras questões, se faz preciso refletir sobre os instrumentos que serão utilizados nos momentos de seleção, as expectativas e as necessidades da rede de ensino, o perfil do professor que se pretende contratar, o planejamento de vagas de curto, médio e longo prazos, e outros tópicos abordados neste documento, que apresenta, principalmente para os gestores e coordenadores públicos, possíveis caminhos para o aprimoramento dos concursos públicos de professores.










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