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Nossa história

As discussões em torno da profissão professor no Brasil sempre existiram, mas era preciso se aprofundar ainda mais na temática e construir propostas que efetivamente impactam os professores brasileiros. O Profissão Docente nasce, em 2017, para suprir essa necessidade. Naquele ano, o Movimento foi se construindo com maior foco em pesquisas e discussões em torno do que poderia ser feito para transformar e apoiar a profissão professor. Uma iniciativa marcante, fruto desse primeiro momento, foi o Seminário para Construção dos Referenciais Docentes, documento importante para valorizar e fortalecer a carreira docente, que é tão complexa. 

 

No mesmo ano, o Movimento ganhou força a partir de uma coalizão de grandes organizações do terceiro setor. Juntas, elas passaram a apoiar o Profissão Docente e garantir as condições necessárias para que as iniciativas e propósitos em prol da carreira de professor pudessem ser executadas e transformassem a educação brasileira. No ano seguinte, com ainda mais foco na causa e uma visão sistêmica sobre a formação do professor, o olhar do Profissão Docente foi direcionado para o aperfeiçoamento das políticas docentes e, sobretudo, como implementá-las. Com isso, o momento foi de produção de conhecimento, estudo de benchmarks, construção de bases de conhecimentos, imersão e troca de experiências com cases de sucesso e formação de grupos de trabalho com especialistas nas pautas de formação e carreira docente. 

 

Os anos de 2019 e 2020 foram marcados pela construção de políticas docentes e também pelo amadurecimento do Movimento. Com um conhecimento mais profundo e ainda mais direcionamento e prioridades, foi possível estruturar e remodelar um planejamento mais robusto, levando em consideração também a pandemia da Covid-19, em 2020, que provocou uma série de mudanças e impactos na educação brasileira. 

 

Em 2021, o entendimento foi de que era preciso além da construção de políticas, apoiar efetivamente as redes de educação, estar junto a elas e ajudá-las a implementar iniciativas de impacto. A partir desse ano, o Movimento tomou a decisão de ampliar o escopo de atuação e, além da produção de conhecimento, passou também a ajudar na execução, lado a lado, com as secretarias da educação. 

 

Hoje, o Profissão Docente atua de diversas maneiras, todas com intuito de avançar a agenda de valorização e fortalecimento da carreira docente. Nosso intuito é valorizar e zelar pela profissão docente, apoiar e dar condições necessárias para que os professores possam atuar em seu pleno potencial, para que a educação brasileira chegue a todos os jovens e crianças do país com qualidade e equidade. É para isso que existimos!

"A Educação é, para uma nação, a “cara” de seu futuro. Não há outro caminho que coloque o Brasil no rumo do crescimento e não existe outra forma de alimentar a esperança em um país melhor sem investir nos professores. Valorizá-los é multiplicar o futuro."

Heloísa Morel, diretora-executiva do Instituto Península

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