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Formação do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Matemático na Licenciatura: Princípios e Propostas

Atualizado: há 14 minutos

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Desde 2023, o Movimento Profissão Docente fomenta um Grupo de Trabalho dedicado ao CPC em Matemática, com o objetivo de aprofundar esse conceito e compreender como ele pode orientar políticas públicas para a formação, seleção e desenvolvimento de professores.

Composto por pesquisadores, professores da Educação Básica, acadêmicos e gestores públicos, o GT avançou significativamente nesse debate e em 2025 discutiu como seria estruturar um curso de licenciatura em Matemática orientado pelo desenvolvimento do CPC ao longo da formação.

Partimos do princípio de que ainda existem poucos exemplos concretos de cursos que consigam articular, de forma sólida, a aprendizagem do conteúdo específico com a aprendizagem para o ensino. Por isso, o esforço do GT foi o de construir exemplos reais, detalhados e viáveis de programas expandidos de disciplina que expressem essa articulação e possam inspirar instituições de ensino superior em seus próprios processos de revisão curricular.

O convite que fazemos, portanto, é para que você conheça a metodologia que orientou esse trabalho e explore os programas de disciplina aqui apresentados.


Embora esta publicação esteja centrada na área de Matemática, ela registra uma abordagem de trabalho que pode inspirar construções semelhantes em outras licenciaturas. Não se trata de uma proposta fechada, mas de uma contribuição ao debate público e profissional, uma provocação para que novas reflexões e avanços possam emergir.


Boa leitura!



 
 
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