O Estágio Probatório na Rede Estadual do Paraná
- Profissão Docente

- há 14 minutos
- 1 min de leitura
Parte I - O desenvolvimento profissional dos professores ingressantes

O ingresso na carreira docente é um momento crucial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e de competências essenciais ao exercício da profissão.
Este documento apresenta a política de formação intensiva de professores ingressantes da rede estadual de ensino do Paraná, no âmbito do estágio probatório, chamada “Formadores do Estágio Probatório”. Descreve-se aqui as etapas de implementação, as ações desenvolvidas e os aprendizados e desafios do processo de formação dos professores ingressantes.
O estágio probatório foi estruturado em dois eixos:
i) a formação dos professores ingressantes com uso da avaliação formativa; e
ii) a avaliação somativa que embasará a avaliação especial de desempenho.
No primeiro ano de implementação do estágio probatório no Paraná, destacam-se também as atividades de mentoria, que foram organizadas em encontros formativos coletivos, observação da prática docente e feedbacks quinzenais, com foco em nove temas prioritários voltados ao fortalecimento de práticas pedagógicas e alinhamento às diretrizes da rede estadual para cada uma das modalidades da formação. O processo contou com o uso de rubricas para garantir equidade e transparência na avaliação, e tecnologias como o Educatron, que permitiram a gravação e a análise de aulas de forma síncrona e assíncrona. Além disso, os feedbacks estruturados possibilitaram um acompanhamento personalizado e contínuo, promovendo reflexões críticas e fomentando o desenvolvimento profissional dos professores e pedagogos.
Almejamos que este documento possa inspirar gestores públicos interessados em implementar políticas efetivas de formação continuada de professores ingressantes e promover inovações no estágio probatório ou na formação continuada de suas respectivas redes de ensino.
Boa leitura!


