Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em Matemática: recomendação para políticas públicas docentes
- Profissão Docente
- 24 de jun.
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O presente documento é fruto de um esforço coletivo do Movimento Profissão Docente e Instituto Península, com contribuições acumuladas ao longo de 2023 e 2024, que sistematizam discussões e debates promovidos em encontros de Grupos de Trabalho, seminários e eventos composto por especialistas, professores universitários, professores da educação básica, gestores escolares, especialistas de universidades nacionais e internacionais, representantes de sociedades científicas (SBM, SBEM, ANPMAT), órgãos governamentais (MEC, Inep) e redes públicas de educação básica, gestores de políticas públicas educacionais e representantes do terceiro setor.
As discussões reforçam importância do conhecimento pedagógico do conteúdo matemático na formação docente e permitiram mapear modelos e práticas nacionais e internacionais bem-sucedidas. Em face dos resultados de aprendizagem em matemática no Brasil aquém do desejado, este trabalho propõe recomendações baseadas em referenciais e experiências de excelência na formação para o ensino da disciplina, com foco em áreas como formação inicial e continuada, processos de seleção e avaliação formativa docente.
Almejamos que esta publicação promova como essencial o investimento na qualificação dos professores por meio de políticas públicas robustas, que priorizem o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo matemático.
Fortalecer a formação docente é fundamental para superar as barreiras de aprendizagem em matemática e assegurar que os estudantes brasileiros atinjam níveis de proficiência compatíveis com as exigências educacionais e sociais contemporâneo.
Boa leitura!