A pesquisa, que foi realizada pelo Instituto Canoa, a pedido do Movimento Profissão Docente, tem o intuito de subsidiar discussões a respeito de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura no Brasil. O documento detalha as diretrizes nacionais que regulamentam licenciaturas em 10 países, com políticas indutoras de boas práticas na formação inicial de professores (equivalente à licenciatura no Brasil).
Os países investigados foram: Austrália, Canadá (província de British Columbia), Chile, EUA (estado da Califórnia), Finlândia, Inglaterra, Nova Zelândia, Peru, Portugal e Singapura. Um detalhamento do Stanford Teacher Education Program (STEP) também foi feito, como exemplo de proposta pedagógica de uma instituição formadora de referência.
O principal critério de seleção dos países foi a qualidade de seus sistemas nacionais de educação, usando o desempenho e/ou evolução no PISA como parâmetro. Outro fator considerado foi a disponibilidade e facilidade de acesso a informações sobre políticas de formação inicial de professores.
Commentaires