top of page

O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente

Atualizado: 14 de jun. de 2023

Este relatório é resultado de discussões e estudos realizados pelo Grupo de Trabalho (GT), denominado “qualidade na formação inicial docente”, que foi idealizado pelo Instituto Península (IP), ABMES e ANEC e contou com apoio técnico do Movimento Profissão Docente (PD).


Composto por Instituições de Educação Superior (IES) de natureza Privadas, Comunitárias e Confessionais, em articulação com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o principal objetivo do grupo foi promover uma reflexão sobre o professor que queremos e quais os fatores de qualidade devem ser garantidos durante a formação inicial para que estejam melhores preparados para o início da docência.


A expectativa do GT é que este relatório, contendo os fatores de qualidade consensuados, sirva para apoiar experiências inovadoras no campo das licenciaturas. Espera-se que as ideias abordadas, apesar de não exaurir o tema, contribuam para qualificar o debate.



bottom of page