top of page

Boas práticas de Implementação do Estágio de Licenciaturas

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Este documento foi elaborado pelo Movimento Profissão Docente e tem como objetivo inspirar e apoiar gestores e técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação no fortalecimento do estágio de licenciaturas que ocorre nas escolas públicas de Educação Básica.


"O período de estágio é um momento potente para a formação dos futuros professores. É por meio da vivência, experimentação e exploração de situações reais do cotidiano das escolas e das salas de aula que os licenciandos serão levados a refletir sobre a natureza da sua profissão e sua identidade profissional, bem como a desenvolver saberes, atitudes, valores e práticas inerentes à atuação docente." (BORN, 2022).


Por meio do estágio será possível fortalecer a interlocução entre as redes de Educação Básica e Instituições de Ensino Superior, colaborando para que as escolas públicas tenham professores recém-formados mais preparados para o início da docência. É a partir dessa perspectiva, portanto, que apresentamos a vocês, gestores públicos de educação, o documento Boas Práticas de Implementação do Estágio de Licenciaturas.


O material abarca os objetivos, premissas e resultados esperados da proposta de fortalecimento do estágio de licenciaturas, assim como o passo a passo para seu planejamento, implementação e monitoramento, com dicas e boas práticas de projetos similares já implementados em outras localidades.




Comments


bottom of page