A pesquisa “Estágio Supervisionado na Diretoria de Ensino de São Carlos: Boas práticas e aprendizados”, trata-se de uma sistematização do projeto de estágio supervisionado coordenado e idealizada pela Diretoria de Ensino de São Carlos, em São Paulo. Com o modelo implementado por lá, a DE busca transformar a experiência de aprendizagem do estagiário, para que eles possam ter um período de estágio significativo e de muita aprendizagem prática, alinhando seu plano de estágio com os desafios e a realidade da escola.

Muitos foram os avanços desde que o projeto de estágio começou na Diretoria. Dentre eles, a implementação de processos de distribuição e alocação dos estagiários nas escolas de maneira mais equitativa, a aproximação entre as unidades escolares e universidades e faculdades da região, a consolidação de uma visão compartilhada entre Diretoria, escolas e IES pela corresponsabilização na formação do licenciando, e, principalmente, a participação ativa do estagiário no seu aprendizado e também para com as demandas e desafios da profissão professor.