
Sabemos que a qualidade da educação está intrinsecamente ligada à preparação dos professores, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes e na construção de uma sociedade justa e com equidade.
E para avaliar boas práticas que podem ser adaptadas para as realidades dos dias de hoje, neste documento, trazemos um estudo consolidado sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que correspondem a uma política pública educacional implementada no estado de São Paulo de 1988 a 2005,
voltada à preparação e à formação de professores para atuarem nos primeiros anos de
escolarização da educação básica.
Este documento não tem o intuito de promover o retorno da formação de nível médio para a carreira docente. O principal objetivo deste documento é subsidiar e inspirar gestores da área educacional interessados em contribuir com a melhoria da formação de professores no cenário brasileiro, por meio do desenvolvimento ou do aprimoramento de políticas de formação docente que qualifiquem as experiências dos futuros professores. Consideramos essencial que os professores tenham acesso a uma preparação sólida, que proporcione a retroalimentação entre teoria e prática e a articulação com as escolas. Esperamos que este material possa auxiliar a construção de uma educação de qualidade e com equidade.
Comments